terça-feira, 24 de agosto de 2010

Saúde da Mulher com Deficiência

Todo mundo sabe,que ser mulher é mais complicado,se se vc é deficiente a coisa é mais difícil,se tratando da nossa saúde.Mulher tem que fazer periodicamente o exame de papanicolau,que verifica a alteração das células do útero.Essas alterações que podem ser dectadas são chamada de displasia cervical e podem se transformar em cancer se não forem descobertas e tratadas.
Resolvi falar sobre o assunto,porque pra muitas pessoas nós deficientes não temos vida ativa sexualmemte,pura mentira,a gente só não caminha, e tenho percebido que são poucos os profissionais aptos a trabalharem na area de ginecologia e obstetrícia.Primeiro já me deparei com especialistas que ficam meio sem ação,vendo uma cadeirante no seu consultório,fora que muitos acham loucura quando uma deficiente quer engravidar.Em vez deles se preocuparem em auxiliar suas pacientes,a terem uma gravidez tranquila com um acompanhamento,alguns ficam dando moral de cueca,tipo:
_Nossa vc é corajosa,querer engravidar nesta situação...
Que coisa mais idiota,quem sabe de nós é a gente,estamos ali não pra pedir conselho,e sim uma maneira de ter um acompanhamento com alguém bom na área.Falo isso porque ouvi de umas amigas que são cadeirantes, e estão decepcionadas com os profissionais que andam por aí.
Eu graças a DEUS,pude contar com uma ótima obstetra em minha gravidez,mas não são todas as deficientes que tem essa sorte.
Outra coisa grave ,a falta de acessibilidade pra gente,consultórios minúsculos,mesmo em hospitais,são camas,altas e estreitas,que dificulta nossa transferência,precisando de ajuda,na hora de se posicionar na cama,pra exames.
Agora pelo que eu li ,tem hospitais em São Paulo e na Bahia,com camas adaptadas,porque podemos fazer a transferencia sozinhas,que noticia boa,mas infellizmente,vamos ter que esperar mais um pouco pra que tenha em todos os lugares.
E tem mais mulheres,se não se sentirem bem com o seu ginecologista ou obstetra,mude quantas vezes forem preciso,porque não vai ser por uma minoria,que vamos deixar de se cuidar.
E falo de carterinha,fui em um consultório de uma profissional famosa na area de ginecologia,e quando me atendeu,parecia que eu era algo de outro mundo,me senti tão mal,uma pessoa cheia de diplomas fora do país e não saber tratar uma paciente cadeirante? É o fim do MUNDO MESMO.

3 comentários:

  1. Oi....sei exatamente o que é isso!!!
    Hoje eu to tão deprimida,revoltada...Sou cadeirante ha 7 anos,engravidei,mas não sabia,e sofri um aborto espontâneo ha 12 dias,estou tendo problemas desde então,foi td mto abrupto.Mas como se ja não bastasse todo esse sofrimento,hj tive que ouvir da ginecologista que "ha males que vem pra o bem",ela se referiu ao fato de eu ser cadeirante e engravidar/perder...Ela conseguiu piorar ainda mais meu ♥...

    ResponderExcluir
  2. Nossa eu me revolto com esses médicos,que pensam que são?Estão aí pra nos ajudar e não dá chá de moral...Tinha q ter mandado teu médico a PQP,temos direitos de ser pais,isso ninguém pode tirar,sinto muito pela tua perda,mas não desista...bjs

    ResponderExcluir
  3. Que absurdo! Médicos não são deuses, apesar deles acharem que sim, tem mais é que mandar mesmo a PQP, na boa.

    ResponderExcluir