segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Infecções Urinárias


Hoje resolvi falar de algo bem chato,infecções urinárias!Quem já teve ou tem com muita frequencia,sabe o quanto dolorido e se não for tratada pode levar a problemas mais sérios.
Nós deficientes sofremos muito com essa danada,devido a nossa bexiga neurogênica.
Bexiga Neurogênica é uma disfunção da bexiga que faz com que o individuo não consiga controlar sua urina adequadamente devido a alterações no sistema nervoso.
Então devido a lesão não conseguimos esvaziar totalmente a bexiga ,tendo que se sondar.E uma sondagem requer cuidados,com higiene para não ter uma infecção urinária.
Vou ser curta e grossa,quando sofri meu acidente a 23 anos atrás,fiquei desesperada,porque não conseguia entender tanta coisa que se passava com meu corpo.Tinha um maior cuidado quando ia me sondar,e mesmo assim tinha infecção urinária,chega dar um desanimo...Saber que vou ter que conviver com isso a minha vida inteira,e ir ao médico o tempo todo,não é fácil.Então com o passar dos tempo fui me sondando como eu achava melhor,mudei o tipo de sonda uretral porque me incomodava,então no meu caso sinto vontade de urinar mas não consigo esvaziar totalmente e passo a sonda..Mas cansei de ter tanto cuidado e sempre era a mesma coisa.Mas agora vou chegar onde queria,minha médica a anos atrás tomou uma medida  que seria muito boa ,fez com que eu tomasse todo dia uma medicação Macrodantina,como prevenção chamada profilaxia que é de origem grega que significa PRECAUÇÃO.
Existe dois tipos:

  • Profilaxia não antibiótica com imunoestimulantes e com sumo de Arando (fruto) por um período ainda não definido (3 meses a um ano). Torna a urina mais ácida dificultando o crescimento bacteriano.
  • Profilaxia antibiótica, que pode ser utilizada em auto-administração episódica, após prescrição médica ou em doses baixas a longo prazo. Os fármacos recomendados para serem tomados neste esquema são a nitrofurantoína ou o trimetoprim-sulfametoxazol e podem ser administrados numa toma diária durante 6 meses ou mais.(www.sosbexiga.com/)
Foi o que me deixou longe das infecções,por mais que a gente cuide sempre vai acabar tendo uma infecção ali ou aqui.Tenho amigos que acha um absurdo eu tomar macrodantina sempre,mas me diz uma coisa,com a profilaxia antibiótica ou sempre internada com infecções urinárias?Bom gente,é uma questão de escolha,mas queria compartilhar com vocês,alguma alternativa pra poder viver melhor!
Outra coisa que faço é tomar todo dia um copo pequeno de suco de Cranberry,que ajuda a urina ficar sempre limpinha.Me sinto até prIvilegiada de estar a 23 anos e ter tido no máximo umas 10 infecções urinárias,isso lá no começo da minha lesão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário