segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Capoeira INCLUSIVA

Tem coisas que devemos compartilhar,essa é uma delas:
Hoje irei falar sobre o excelente trabalho da professora Rosangela Ruffato, que desenvolve um projeto com pessoas portadoras de necessidades especiais, através da capoeira. Conheça
Rosangela Ruffato Pereira é formada em Educação Física e mestre em Ciências da Motricidade Humana. Professora de capoeira há mais de 35 anos, trabalha com crianças, jovens e adultos  portadores de necessidades especiais há mais de 20. Procurou adaptar os movimentos da capoeira convencional, dentro de cada necessidade ou limitação.

O trabalho 
Os alunos da professora Ruffato são portadores de deficiências das mais variadas como, deficiência intelectual, síndromes (principalmente a síndrome de down), deficiêntes físicos, autistas e portadores de paralisia cerebral.
São inúmeros os benefícios conseguidos através da capoeira adaptada, inclusive os de fundo intelectual, dentre eles a evolução nos estudos, por aumentar a capacidade e velocidade de aprendizado. Além disso, a capoeira desenvolve a coordenação motora, a capacidade de raciocínio, desenvolve o tônus muscular e quantidade de movimentos, aumenta a flexibilidade e a capacidade cardio-vascular.
  Acompanhamento 
Reuniões com os pais dos alunos são feitas periódicamente, onde se percebe grande evolução em todos os sentidos da vida, principalmente no que diz respeito à vida social, por aumentar a auto-estima e fazer com que se sintam realmente incluídos na sociedade.
"Não coloquem seus filhos no armário"
Um alerta que a professora Ruffato faz é para que os pais não tenham vergonha dos seus filhos, que “não coloquem eles no armário”, por serem deficientes, mas incentivem os filhos a acreditar que são capazes de superar os seus próprios limites.
Aulas e cursos
As aulas da Professora Ruffato são divididas em duas turmas: infantil e adulto. Também são ministrados cursos para professores que se interessem em aprender a capoeira adaptada e trabalhar com pessoas portadoras de necessidades especiais. Os cursos e as aulas são gratuitos.
E-mail para contato: ruffatocapoeira@terra.com.br
Resumindo
A capoeira em si que já é sinônimo de vitória. Venceu os grilhões das senzalas, o preconceito, a marginalidade e a perseguição. E agora está ajudando jovens e adultos a vencerem seus obstáculos, a se sentirem incluídos na sociedade e a serem vencedores. Pratique capoeira, supere seus limites e viva melhor
Veja o video do projeto de capoeira Inclusiva AQUI

Um comentário:

  1. Olá Aldrey, é sempre bom saber que tem pessoas dispostas a acreditar no potencial de uma pessoa com deficiência que já é tão marginalizada na sociedade. Inserindo-a no meio e fazendo acreditarem que mesmo com todas as limitações e preconceitos, é possível dar um tapa de luva para aqueles que menosprezam o ser humano em toda e qualquer diversidade. Parabéns para o trabalho da professora Rosangela Ruffato Pereira e à você por ter a sensibilidade de encontrar e postar matérias lindas como esta.
    Bjo grande L@ine.

    ResponderExcluir