terça-feira, 11 de setembro de 2012

Vivendo feliz, com a Deficiência

No primeiro momento quando se fala de deficiência,as pessoas pessoas pensam em tristezas,pena e compaixão.Existe muitas pessoas, que acham que os deficientes não pensam,não são inteligentes,e acabam tratando todo mundo de uma mesma forma.Cada pessoa é única,seja com deficiência ou não.Muitas vezes nossa cabeça não acompanha nosso corpo,vê se vocês me entendem,eu queria correr mas não posso,minhas pernas não obedecem o que meu cérebro quer,devido a uma lesão em minha medula.
E acontece isso muitas vezes com pessoas com paralisia cerebral,dependendo do caso ,muitos não conseguem nem falar,mas ele entende,é pode ser muito inteligente,mas na maioria das vezes somente pessoas da família que acaba entendendo suas vontades,pelo fato de estar presente no seu dia a dia.Mas o bacana é quando alguém da sua família acredita no seu potencial,muitas vezes são os pais,que incentivam seus filhos,a estudar,praticar esportes,trabalhar...E o que acontece?Aquela pessoa que poderia estar sentada ou deitada em uma cama ,está fazendo outras coisas,que com sua limitação seria impossível!!A vontade de viver e ser feliz é muito grande,e o prazer que surge quando podemos fazer algo,que muito não acreditavam e que hoje já é possível.
Hoje resolvi colocar uma história de superação Marco Abranches,(34) é portador de deficiência física, paralisia cerebral, dançarino e coreógrafo. Em 2003 integrou-se à Cia FAR 15, atuou nos espetáculos Senhor dos Anjos; Jardim de Tântalo e Metamorfose de Franz Kafka, todos coreografados e dirigidos por Sandro Borelli e Sônia Soares. Incentivado por Phillipe Gemet, desenvolveu um trabalho coreográfico com mais duas bailarinas e fundou o grupo Vidança apresentando a peça D...Equilíbrio, que posteriormente se transformou em um solo, com mais de, até hoje, 100 apresentações. Participou do Kulturdifferenztans, em Colônia (Alemanha) e Crossings Dance Festival em Dusseldorf (Alemanha), apresentado Via sem Regra sob direção de Gerda König. Atuou na peça Trem Fantasma, uma adaptação, em São Paulo – Brasil, da obra Navio Fantasma de Wagner, dirigido por Christoph Schligensielf, o que lhe rendeu um convite para atuar (em 2008 e outubro de 2010) na ópera teatralizada, Vida e Obra de Joana D’Arc, no Deutsch Oper Berlin, dirigida por Christoph Schligensielf, um dos mais respeitados diretores de toda Europa..


Eu fiquei admirada em ver ,o que ele faz,mesmo com suas limitações ele é feliz ,e se realiza com o que  faz!Quem tiver mais interessado no trabalho dele,pode entrar em contato através do blog dele http://marcosabranches-vidanca.blogspot.com.br/

2 comentários:

  1. ola sou marcos abranches aqui estar meu email para contatos vidanca@gmail.com estou muito feliz com o blog obrigado

    ResponderExcluir
  2. Pior mesmo é encarar as pessoas q falam com preconceito sobre o assunto q nem conhecem , pois acreditam que somente deficiências como: amputados, pólio, para e tetraplégicos podem levar uma vida normal. Entretanto, eu tenho pc e levo uma vida normal. Vale ressaltar que nem todos os paralisados cerebrais tem sequelas acentuadas e podem ser pessoas mto atraentes.... hj em dia temos até os pcs q são modelos

    ResponderExcluir