sábado, 25 de julho de 2009

Doação de orgão







Hoje gostaria de falar um pouco de doação de orgão,sei o que é isso,porque depois do meu acidente minha lente de contato não parava no meu olho,caía toda hora,era um saco,tenho miopia devido a um sarampo quando tinha 5anos de idade,desde então só enxergo com com lentes,já usei óculos tbm,mas prefiro lentes.


Bom,daí fui ao oftalmo,quando ele me diz:


-Aldrey vc tem uma doença hereditária,que se chama ceratocone,suas córneas vão ficando como um cone,bicudas,só um transplante!E não tem idade pra aparecer essa doença.


-Meu DEUS mais um problema sem caminhar e agora ter que fazer um transplante?


-Coisas da vida,procure um especialista pra ver esse transplante de uma vez ,alias 2 transpalnte um em cada olho.E tem que fazer um de uma vez porque está avançado.


Comecei a rir,fazer o que?Bola pra frente.Fui atrás do melhor médico dentro de Porto Alegre,lá chegando conversamos,porque queria fazer logo,se fosse pra fila de espera do SUS iria demorar muito,sei que não tem muito doador,a espera pode ser grande.


O négocio era fazer particular,tinha que virar,fazer jantares arrecadar,porque não tinha 2mil doláres assim do nada,só pra um transplante,daí fiquei pensando pagando tem córnea,estranho né.No fim das contas com a ajuda de amigos e familiares consegui,com a grana marquei a cirurgia,tudo deu certo,ainda bem.


Esse médico disse que me encaminharia pra fila do sus,pra fazer o outro,tudo bem passou uns 1 ano e meio,resolvi procurar o médico,não deu, um dia disse que tinha outra cónea,mas eu não estava na fila de espera,era particular de novo,entrei em desespero,porque queria fazer o transplante,claro estava com raiva dele,me prometeu uma coisa e fez outra,ele me disse que apareceu a cornea compativel comigo e pela minha idade,mas tinha que dar mais 2mil dolares,eu não tinha todo o dinheiro ea cornea dura uns 2 dias,tem que fazer logo o transplante,tinha meu carro,que podia vender ,mas assim de um dia pra outro,não daria tempo,moral da história perdi a cirurgia o médico cancelou,e não fez a cirurgia,é mole?


Que raiva troquei de médico e fui pra fila do hospital de Clínicas,dei sorte acharam uma cónea compativel,esperei só 3 meses,fiz a transplante,adivinha?Depois que tiraram meus pontos,minha córnea ficou planaaaaaaa,lá vai eu de novo pra cirurgia,apertaram muitos os pontos da minha córnea,eu estava enxergando todo mundo esticado ahahahha,é de rir né,falei pra eles mas não deram bola.


Um professor que tomou as rédeas fui pra fazer umas suturas,agora acordada,vendo tudo que medaaaa,mas enfrentei,não ficou tão bom ,mas a lente conseguiu se adaptar,caí um pouco mas da pra enxergar,minha miopia era de uns 27graus,agora to com com 16,abaixou até,mas to aqui firme e forte.


Se as pessoas se concientizasse,e fosse doadoras de orgãos a gente não estava passando por cada perrengue,ainda bem que hoje quem se encontra com essa doença,não precisa mais de transplante,agora colocam um anel na córnea,que coisa boa,eu fiz meu ultimo transplante em 96,ainda bem que as coisas melhoram para o povo,hoje em dia.

2 comentários:

  1. Oi Aldrey
    Obrigada pela visitinha,vamos nos falando e vamos revolucionar POA, 100% acessível, vc vai ver.
    beijos
    Tania Speroni
    www.zerohora.com/sembarreiras

    ResponderExcluir