domingo, 27 de setembro de 2009

Maternidade: quando se é cadeirante





Toda mulher,no decorrer de sua vida sonha em ser mãe,claro tem lá suas exceções,eu me lembro quando me tornei deficiênte,passava muito,será que eu posso ser mãe e cadeirante ao mesmo tempo?Vou saber cuidar direito?Será que sou fértil?

Bom primeiro lugar fertilidade,indepente da deficiência,tanto homem quanto a mulher podem ter problema com a fertilidade.Para poder engravidar,tem que procurar um bom profissional,que te auxilie,no decorrer na gravidez.Toda gravidez tem que se fazer um bom pré natal,eu quando decidi ser mãe,procurei acompanhamento com uma obstetra,todo mês fazia exames,com mais cuidado pelo fato de se paraplégica.

De certa forma assustamos um profissional,porque não é tão normal deficientes engravidar,temos que ver qual o tipo de medicação que pode ou não tomar,o fato de fazer muita força com os braços,cansa mais,é bem mais complicado quando já se está em um estagio de gravidez avançado,eu por exemplo ate o 4 mes consegui me sondar facimente,mas conforme a barriga ia crescendo,ficava complicado,pra evacuar e tomar banho,ficamos mais dependentes,porque precisamos de ajuda,pra nos deslocar(paraplégia),uma caída pode ser fatal,tanto pra nós,quanto pra criança.

Já sendo marinheiro de primeira viagem,é uma luta,imagina sendo deficiênte também.

A mudança de posição,tem que continuar,mas temos que ter uma ajudinha,pra não ocasionar uma escara,os cuidados tem que ser dobrados.

Nem pensar em pegar uma infecção urinária,quando estava no 5 mes de gestação,comecei a ter contrações,era algo inédito,até porque médicos,dizem que uma pessoa com lesão medular não vai ter contrações!!Mito,nem todo deficiênte é igual,médicos generalizam,cheguei no hospital com dor,me olharam ainda duvidando,mas me examinaram,e veio a confirmação da minha dilatação,me receitarão remédio,pra que minha filha não nascesse antes do tempo,e confirmação de que uma infecção urinária pode ocasionar,as contrações.

Foi aí que comecei a me cuidar mais ainda,outro coisa que temos que levar em conta é nossa alimentação ,mais saudavél possível,cuidar pra não engordar muito,fica mais difícil de receber uma ajudinha!!

Combinamos ,eu e minha obstetra,que deveriamos fazer uma cesáriana com 8 meses e meio,pra parto normal,seria complicado,não tenho força,pra ajudar no parto e não sabia se haveria espaço suficiente pra que o baby passasse tranquilo.

Bom, passando por tudo isso,é mágico, experimentar a maternidade,um pouco mais complicado,mas quem disse que na vida tudo é fácil?

Hoje confesso,uma gravidez pra mim esta´de bom tamanho,minha filha já está com 14 anos,não me arrependo de nada que passei,valeu muita a pena!!







2 comentários:

  1. foi lindo ,acho que vou precisar de 20 lenços para enxugar minhas lágrimas, sei o que vc passou _continue firme e forte do jeito que vc é

    ResponderExcluir
  2. adorei, eu e minha namorada estamos pensando em ter e isso que vc contou é um bom incentivo, vou la pergar ela e começar

    ResponderExcluir